Publicações

Do site Lawfare Nunca Mais

Agnelo Queiroz: Absolvição em Foco

A marca deixada por uma acusação na esfera jurídica adentra o território da imagem pública, frequentemente causando mais estragos que o próprio processo legal. No caso de Agnelo Queiroz, embora agora absolvido, o reflexo das acusações imputadas é capaz de distorcer a imagem de forma irreversível. Por Sálvio Kotter.

Via Brasil Popular

Papa Francisco, Justiça Social e o Combate ao Lawfare

“Papa Francisco nos ensina que devemos sempre buscar a Justiça Social como referência ao justo, nos distanciando de instrumentalizações da “justiça”, que cooptam o e tergiversam a pureza da justiça, o que se chama de “lawfare”.” Por Eduardo Xavier Lemos, presidente da Comissão Justiça e Paz de Brasília.

Via Interferencia.cl

Una justicia con pies de barro

El magistrado español Baltasar Garzón analiza cómo la ‘guerra judicial’ ha operado en América Latina para sacar del camino a políticos que incomodan a los más poderosos. Baltasar Garzón és el juez que dio inicio al llamado caso Pinochet en 1998.

Via Le Mond Diplomatique

Lawfare e a desintegração latino-americana

O que os golpes institucionais e o lawfare têm a ver com integração latino-americana? O uso do direito como arma política, o lawfare, é explicitado, aqui, como instrumento da guerra híbrida. A história dos movimentos de integração e de desintegração latino-americana ajudam a entender o continente na contemporaneidade e o papel desse tipo de intervenção. Por Gisele Ricobom.

Via Brasil 247

Natal, época da maldade dos operadores do lawfare

O mês de dezembro, época do Natal, mês que inicia o recesso judicial, parece ser bem frutífero para os operadores do lawfare – a guerra por meio do Direito para deslegitimar, prejudicar ou aniquilar inimigos políticos. Parece ser o mês ideal para decretar prisões preventivas, anunciar decisões condenatórias e intimar novos processos... Por Cleide Martins.

Via Revista Fórum

Delação sem provas, a poderosa arma dentro do Estado brasileiro para operar o lawfare contra o próprio Estado brasileiro

A delação pressupõe incriminar outro, de preferência, quem possui maior visibilidade e/ou é o alvo principal a ser atingido; é a forma de eximir ou ao menos minimizar a punição do delator que está sendo acusado. Por Cleide Martins.

Via Jornal GGN

Vingança transversa ou perseguição cruzada – método do lawfare

Lawfare é guerra por meio do Direito para aniquilar inimigos políticos e não poupa nem os familiares. A vingança transversa é um termo usado pelos mafiosos da Cosa Nostra italiana, que significa atingir o alvo, por intermédio dos familiares. Por Cleide Martins.

Via Brasil 247

Bis in idem na imprensa – o triste hábito de perpetrar o mal em busca de sensacionalismo

Até quando os jornalistas seguirão ignorando o artigo nono do seu código de ética, ignorando o princípio da presunção de inocência? Até quando o cidadão será vítima do bis in idem de injustiça promovido pelos maus agentes da justiça e da imprensa? Por Cleide Martins.

Via Xapuri Socioambiental

Direitos Humanos e memória: porque tenemos memória, tenemos futuro

O lawfare não ficou só no Brasil das operações midiáticas e ilegais, mas espalhou-se por toda a América Latina e tem também destruído as próprias Instituições que asseguravam os direitos humanos. Por Ivete Caribé.

Via Brasil 247

Uma breve introdução ao lawfare brasileiro

“Precisamos urgentemente de soluções para detectar e neutralizar o lawfare visando defender a soberania nacional, o estado democrático de direito e a justiça, esta última, para que não seja sequestrada por maus promotores e juízes”, escreve o jornalista Eduardo Meirelles.

Via Mais Goiás

Elias Rassi Neto é ouvido por juiza pela primeira vez em 10 anos

Elias Rassi Neto, ex-secretário de Saúde de Goiânia, na gestão do prefeito Paulo Garcia (PT), participou de audiência na segunda-feira, 10/10/22, em processo de acusação de improbidade administrativa. Rassi foi ouvido pela primeira vez por uma juíza, depois de 10 anos da abertura do processo criminal contra ele. Por Francisco Costa.

Via Cut

Breve roteiro para identificar perseguições políticas através do Sistema de Justiça

O juiz Rubens Casara explica com maestria as características e condições que identificam casos de lawfare, nos ajudando a compreender as diferenças em relação a casos de assédio judicial. Nem todo caso de assédio judicial é um caso de lawfare. Por Rubens R. R. Casara.

Via Jornalistas Livres

Usar a Justiça para destruir alguém chama-se Lawfare

Ao contrário do que se pensa, a prática do lawfare não acabou no Brasil. Você sabe o que é lawfare? Direto do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, acontece na noite desta quinta (28), o lançamento do projeto “Lawfare Nunca Mais” que tem como ponto de partida, a denúncia de quatro casos emblemáticos dessa prática absurda no país. Por Katia Passos.